O que é o kombucha?

O kombucha é uma bebida milenar, feita a base de chás, que passa pelo processo de fermentação realizado por uma colônia de microrganismos conhecida como SCOBY (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast) .

Ao final desse processo, temos uma bebida super saudável, repleta de microrganismos do bem, naturalmente gaseificada, com um gosto azedinho levemente avinagrado e com poucas calorias, uma vez que o açúcar é justamente o combustível da fermentação.

Quais são os benefícios do kombucha?

O kombucha não é um remédio e não deve ser utilizado como tal, embora inúmeras propriedades benéficas sejam popularmente associadas a ele. Como não temos estudos próprios que nos permitam divulgar tais benefícios, seguem os links de algumas matérias publicadas e que falam sobre o produto: EstadãoVejaUolFolha de São Paulo.

Por que devo manter a bebida refrigerada?

Por ser uma bebida não pasteurizada e com organismos vivos, se mantida fora de refrigeração ela tende a continuar fermentando. Isso faz com que o kombucha ganhe bastante gás e eventualmente um gosto avinagrado, embora não fique impróprio para consumo.

O Biozen Kombucha possui açúcar?

Todo o verdadeiro kombucha é feito com a base de chás e açúcar. Entretanto, a colônia que faz o processo de fermentação se alimenta justamente do açúcar e da cafeína. Ao final desse processo, temos uma bebida viva com baixo teor de açúcar.

Como o kombucha pode ser ácido e alcalinizar o corpo?

Apesar de ter pH em torno de 3,0, o kombucha NÃO acidifica o nosso organismo. Certos alimentos ácidos, como o limão e o kombucha, transformam-se em alcalinizantes naturais durante a transformação que sofre no processo de digestão.

O kombucha da Biozen é alcoólico?

Não! Entretanto, se deixado por muito tempo sem refrigeração, o kombucha continua fermentando e pode eventualmente adquirir alguma pequena quantidade de álcool.

O que são os sedimentos que ficam flutuando na garrafa?

Eles são o resultado natural do processo de fermentação e podem ser digeridos sem qualquer problema! Por ser uma bebida viva (como iogurte, por exemplo), pedacinhos da colônia se formam naturalmente.

Crianças, gestantes, lactantes, idosos e pessoas enfermas podem beber?

Indicamos que pessoas que estejam em um desses 5 grupos consultem seu médico ou nutricionista para se certificar. Por ser uma bebida fermentada que não passa pelo processo de pasteurização, para manter todas as suas propriedades vivas, pode haver algum risco para organismos muito sensíveis.

Por que o Biozen Kombucha não é pasteurizado?

Não pasteurizamos a bebida justamente para manter todas as suas propriedades vivas! Por isso precisamos manter a bebida sempre sob refrigeração. O processo de pasteurização acaba matando a maior parte dos microrganismos. Por isso não se engane: kombucha verdadeiro é kombucha não pasteurizado.

Qual é melhor hora para beber kombucha?

O Biozen Kombucha pode ser bebido a qualquer hora do dia e da noite. Ele inclusive é um excelente substituto para outras bebidas, como refrigerantes, sucos, etc. Muitos preferem beber em jejum, pela manhã, para ajudar no processo de digestão e substituir o café, uma vez que a bebida é naturalmente estimulante. Muitos usam como um energético natural e consomem antes ou depois de atividades físicas. Outros dizem que a bebida é muito eficaz para curar a ressaca!

Existe uma quantidade que posso beber diariamente?

Não há uma quantidade exata. Como cada organismo é único, ouça seu corpo. A American Nutrition Association, por exemplo, indica o consumo de até 350 ml por dia.

Posso utilizar o kombucha para fazer drinks alcoólicos?

Sim! O kombucha fica delicioso quando misturado com outras bebidas (alcoólicas ou não).