Kombucha: o que é e como ele é feito?

O kombucha é uma bebida repleta de enzimas e probióticos. A Biozen é pioneira na produção do kombucha no Brasil.

A Lenda

 

Curioso para saber o que é kombucha? Então, essa bebida deliciosa, efervescente, azedinha, natural e ligeiramente doce é muito, mas muito antiga. O primeiro registro de produção vem da Ásia, há mais de 2.000 anos. A lenda mais conhecida diz que um médico coreano curou um imperador japonês com essa bebida chinesa! “Kombu” seria o nome do médico e “cha” representa do que a ela é feita.

Há uma mística em torno do produto e muitas outras lendas e histórias incríveis, mas é importante lembrar que os muitos benefícios associados ao Kombucha são fruto de experiências pessoais. Diversos laboratórios atualmente trabalham para tentar comprovar os milhares de relatos desses benefícios.

O fato é que o kombucha é uma excelente alternativa ao refrigerante e faz o maior sucesso no mundo todo com nutricionistas, esportistas e com pessoas que buscam incluir hábitos alimentares mais saudáveis em suas rotinas.

A Receita

 

A receita começa com uma boa pitada de amor pelo que se faz.

Preparamos os chás, que passam por um período de fermentação. Durante esse processo, o açúcar e a cafeína dão lugar a uma bebida viva, azedinha, levemente gaseificada e super saudável.

Pra finalizar, saborizamos somente com ingredientes 100% naturais, sempre que possível orgânicos, e não utilizamos conservantes nem sequer pasteurizamos a bebida para manter todas as propriedades.

Utilizamos a garrafinha de vidro para armazená-lo, pois esse é o compartimento mais adequado para bebidas fermentadas, como vinho, cerveja, kombucha, etc, além de ser a melhor alternativa para o meio ambiente, pois além de ser reciclável e reutilizável, o vidro é inerte, não liberando qualquer tipo de elemento químico no meio ambiente.